ESTATUTO DO GRUPO CAPOART

APRESENTAÇÃO


O grupo de capoeira CAPOART-ARTE EM CAPOEIRA tem a satisfação de divulgar o sistema de graduação bem como os direitos, deveres e compromissos que devem ser adotados por todos os integrantes do grupo CAPOART.

Este sistema de graduação e normas, foram elaborados com o propósito de unificar a filosofiainerente do grupo.

Como o objetivo é trabalhar com pessoas que pensam de maneira semelhante, para aqueles que já nos seguem, lutemos a cada dia para ensinar e. manter a nossa pura capoeira, com técnica, flexibilidade, beleza e objetividade. Nunca se esqueçam que somos uma família, e como família que somos podemos até nos desentender, mas pelo laço forte que nos prende busquemos sempre o entendimento para que nos tornemos cada vez mais fortes, não com a intenção de destruir alguém, mas com a certeza de que se crescermos juntos sempre

Nascerá capoeiristas com qualidade, pois esse é nosso maior objetivo.

E para aqueles que irão nos seguir daqui para frente, sejam bem vindos a nossa batalha, que é de cada vez mais melhorar a capoeira que muitos por aí a fora estão estragando.


SISTEMA DE GRADUAÇÃO DO GRUPO CAPOART

A cerimônia do recebimento do primeiro cordão consiste no batizado.
A cerimônia dos cordões recebidos posteriormente consiste na troca de cordão.
O tempo base para a troca de cordão é 1 (um) ano


SISTEMA DE CORES QUE IDENTIFICA O ESTÁGIO DE APRENDIZADO E EVOLUÇÃO DO CAPOEIRISTA

Menores de 12 anos: cordões de côr mais clara
Apartir de 12 anos:cordões de côr mais forte, mais escura.

Terão que ser conferidos certificados a todas graduações.

AS FASES DE GRADUAÇÃO SÃO:

Primeira Fase: Graduação infantil praticante com até 13 anos:
1º¦ cordão - cinza (claro)
2º cordão - cinza e bege (claro)
3º cordão - bege (claro)
4º cordão - bege e vermelho (claro) - ultimo cordão da graduação infantil.

Segunda Fase: Graduação de capoeiristas acima de 13 anos (todas as cores escuras)
1º cordão cinza..........................................................escravo
2º cordão cinza e bege ..............................................fugitivo
3º cordão bege...........................................................quilombola
4º cordão bege e vermelho.........................................vagante
5º cordão vermelho.................................................... liberto
6º cordão trançado com todas as cores a cima..........estagiario
7º cordão vermelho e branco......................................professor
8º cordão branco e cinza.............................................mestre de 1º grau.
9º cordão branco e bege.............................................mestre de 2º grau.
10º cordão branco.......................................................mestre.

OBS: REFERENTE À GRADUAÇÃO INFANTIL.

Quando o aluno atingir a idade de 13 anos deverá passar para fase adulta e o seu professor ou mestre irá analisa-lo. Estando ele em condições, poderá passar para o segundo cordão da graduação adulta (cinza e bege), pois pela lógica este aluno estará em melhores condições do que o aluno que entrou direto na fase adulta.
Dependendo da idade que a criança entrar ex: (10 anos) não haverá necessidade de passar por toda a graduação infantil, mas obrigatóriamente deverá passar para a fase adulta ao completar 13 anos, seguindo o mesmo critério de avaliação de seu professor ou mestre.

OBS: REFERENTE À FORMATURA.


  • NENHUM PRATICANTE DO GRUPO PODERÁ SE TORNAR UM PROFESSOR SENDO MENOR.

  • O PRATICANTE A SE FORMAR, PASSARÁ POR UMA AVALIAÇÃO DE ALGUNS PROFESSORES E MESTRES DO GRUPO, ONDE SERÁ AVALIADO O SEU CONHECIMENTO NA TEORIA E NA PRATICA, PODENDO ASSIM SER APROVADO OU REPROVADO. (ANTES DA AVALIAÇÃO, O RESPONSÁVEL DEVERÁ TER CERTEZA SE O ALUNO ESTA REALMENTE APTO, EVITANDO ASSIM TRANSTORNO PARA AMBAS AS PARTES. EM HIPÓTESE ALGUMA O PRATICANTE SERÀ APROVADO SE NÃO PREENCHER TODOS OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA UM PROFESSOR).

  • Quando o praticante a se tornar um professor, for de outra cidade ou país, será obrigatório a avaliação através do presidente do grupo, e na impossibilidade de sua presença, o presidente indicará um dos representantes do grupo, para ir ao local  fazer a avaliação.

  • De fórma alguma o praticante poderá se formar sem passar por essa avaliação.

  • O responsável pela formatura sendo de outra cidade ou país deverá arcar com as despezas do representante que fará a avaliação.

  • Ou o praticante a se formar deverá vir até a sede do grupo para ser avaliado.


FUNDAMENTAÇAO PRELIMINAR DAS GRADUAÇÕES.

Formulamos o sistema CAPOART DE GRADUAÇÕES DE CAPOEIRA, fundamentando-o no contexto social, político e cultural do negro, em reconhecimento a importância do seu legado - sócio –histórico – cultural
Assim dividimos o curso em seis fases:
escravo, fugitivo, quilombola, vagante, liberto e estágio.

VIVÊNCIA SOCIAL DO NEGRO

Vivência de Escravo.
Cordão cinza- cor representativa da corrente.

Histórico do cordão.
Simboliza a corrente. - nesta fase o praticante se dedica a libertar o seu corpo, sensibilizando-se para sentir a música, e permitindo-se compartilhar com um parceiro o seu desenvolvimento. Através do jogo ele procura libertar-se.e nessa fase relaciona-se a luta de libertação dos escravos e nos faz refletir sobre as escravidão a que nos submetemos na vida contemporânea.

Vivência de Fugitivo.
Cordão cinza e bege
.
Histórico do cordão.
Na segunda fase, se distânciando cada veiz mais das prisões da nossa alma, rumo ao quilombo das nossas possibilidades, esta é a fase chamada de fugitivo, relacionando-se ao percurso de fuga dos negros rumo aos quilombos.





Vivência de Quilombola.
Cordão bege– representa a corda, maneira pela qual os negros dos quilombos geralmente amarravam suas calças.

Histórico do cordão.
É a alternativa de rebeldia preferida pelos escravos para conquistarem a liberdade, a qual poderia ser duradoura ou não. Os quilombos eram comunidades independentes, cada qual com sua importância e com suas especialidades. Eram comunidades muito dinâmicas, de grande riqueza sócio-cultural e em alguns casos eram bem estruturados, política, econômica e socialmente, como foi o caso de palmares.
Nesta fase a capoeira era uma das armas necessária aos quilombos para sua defesa, assim já tendo entrado em contato com a sensação de liberdade do seu ser com um todo e já tendo descoberto na capoeira segredos e mecanismo que irão lhe possibilitar defender-se em momentos de opressão, seja ela física, emocional, cultural, psicológica ou espiritual.

Vivência de Vagante.

Cordão bege e vermelho – representa o momento que os quilombos fora destroçados.

Histórico do cordão.
Os negros que sobreviveram vagavam pelas matas e arredores, resistindo e fugindo a possiveis ataques surpresos dos seus opressores.
Por tudo que já experimentou até aqui no seu processo de aprendizagem, o aluno já tem o equilibrio emocional e psicológico necessário para iniciar-se nos segredos do aprendizado da legitima defesa.

Vivência de Liberto.

Cordão vermelho–cor representativa do lenço de seda que os capoeiristas usavam no pescoço para proteger-se do corte da navalha.

Histórico do cordão.
A sociedade escravista-racista via o liberto como ignorante, preguiçoso e desordeiro, de ânimo viciado de moral degenerada, consequentemente este estado tolhia e marginalizava o liberto. Ao ser marginalizado o liberto notabilizou-se como guerreiro, participando de maltas e empreitadas como capanga, as rivalidades entre maltas de capoeira eram seríssimas e os confrontos eram sempre sangrentos, porém o agravo com a policia era geral e bem maior, e não raro acontecia morte de alguém.
Essa é a fase que o aluno mais evolui.



Vivência de Estagiário.

Cordão cinza, bege e vermelho- fase que representa todas as fases pela qual já passou.

Histórico do cordão.
Esta fase esta relacionada ao período de libertação da capoeira da década de 30 e o de sua institucionalidade a partir da década de 70.
Nesta fase o praticante faz uma reciclagem de tudo que aprendeu até aqui, desde os movimentos, toques, cantos, jogos, fundamentos, história e cultura da capoeira, e ao mesmo tempo aprofundando-se em aprender como ensinar o que aprendeu.Nesta fase o praticante fará um estágio dentro de sua academia sob a supervisão de seu professor ou mestre.


PROFESSOR

Cordão vermelho e branco:

Histórico do cordão.
Após ter passado por todas as fases, demonstrando por meio de suas atitudes e comportamentos que a sua relação com a prática da capoeira transcedeu a atividade física e tornou-se um instrumento para o auto-conhecimento, a conquista da cidadania, o equilíbrio físico, emocional, psicológico e espiritual, o aluno é solicitado pelo professor ou mestre a preparar-se para fazer a avaliação rumo a celebração da sua autonomia.
Ele tem contudo, que possuir o pleno domínio da técnica corporal de todas as fases, domínio musical, cultural e fundamentação, além do conhecimento e pratica de algumas outras manifestações populares que complementam e contribuem para o desenvolvimento atlético – artístico - cultural do capoeirista.
Preenchido estes requisitos é chegado o momento de cortar o cordão umbilical com a mãe academia e a guarda do mestre.nascendo para um mundo Heterogêneo de estilos, técnicas e objetivos diversos que terá que percorrer por conta e responsabilidade própria, em função de desenvolver seus méritos e segredos, ampliar seus conhecimentos e cumprir sua missão.


GRADUAÇÃO DE MESTRE

O GRUPO CAPOART sempre adotou a filosofia de que não existe professor de professor, a partir do momento que um professor formar um aluno que aprendeu tudo com ele desde seu início, no dia de sua formatura o professor que o formou passará a ser mestre. E nós, professores e mestre do GRUPO CAPOART estamos sempre tentando melhorar a nossa qualidade, por isso resolvemos incluir em nossa graduação: Mestre de Primeiro Grau: (cordão branco e cinza) e Mestre de Segundo Grau(cordão branco e bege).
A filosofia ainda será a mesma; a diferença é que o professor que receber as graduações de primeiro e segundo grau no tempo em que ficará nas graduações estará adquirindo cada vez mais experiência, e essas graduações também servirão para o diferenciar do mestre que já tem um longo trabalho na capoeira.


Cordão Branco e Cinza
Mestre de primeiro grau.

Histórico do cordão.
Quando o professor ensinar a um aluno tudo que aprendeu, e quando este aluno estivér apto a se tornar um professor no dia de sua formatura o professor que o formou receberá o cordão de mestre de primeiro grau.

Cordão Branco e Bege:
mestre de segundo grau.

Histórico do cordão.
Em uma próxima formatura após 5 anos da primeira o mestre de primeiro grau receberá a graduação de mestre de segundo grau.

Cordão branco: MESTRE

Histórico do cordão.
Em uma próxima formatura, cinco anos após ter recebido a graduação de mestre de segundo grau
e já comprovada a sua experiência pelo tempo e por seus trabalhos realizados receberá a graduação de mestre.

obs: as graduações de mestre serão entregue pelo presidente do grupo e para controlar o tempo de cada graduação receberá também uma carteirinha e um certificado do presidente com a data da graduação recebida.

NORMAS PARA MUDANÇA DE ESTÁGIO

As outorgas de graduação são feitas segundo critérios e processos específicos, para as quais são exigidos:


  • Cumprimento de carga horária mínima de treinamento;

  • Qualidade técnica-estética de execução de golpes e movimentos;

  • Qualidade técnica-estética de execução dos seguimentos solitários e duplos;

  • Qualidade técnica-tática de execução das fórmas-de-jogos;

  • Nível de desempenho técnico-tático em roda;

  • Freqüência e performance na participação em intercâmbios;

  • Nível de domínio da instrumentação e das cantigas de capoeira;

  • Abrangência do conhecimento teórico sobre a capoeira;

  • Exercício de monitoria e docência de capoeira.

SISTEMA CAPOART DE ENSINO.

O grupo estabeleceu cinco áreas de atuação, que compõe o seu conteúdo programático, a saber: histórico-cultural; técnico-tático; musical; filosófico e didático-pedagógico.


01 - Fundamento Histórico Cultural
ex:

  • história do grupo CAPOART

  • origem e histórico da capoeira

  • biografia de grandes mestres (bimba, pastinha, e outros).

  • história do maculêlê, puxada de rede, samba de roda e outras danças manifestações complementares a capoeira.

02 - Fundamento Técnico e Tático
ex:
Tipos de jogos

03 - Fundamento Musical
ex:

Toques de instrumentos e suas funções

Cânticos.

04 - Fundamento Didático – Pedagogico
ex:
Planejamento
Planos de aula, cursos, batizados e eventos.
Métodos e técnicas de ensino

05 - Fundamento Filosófico
A filosofia está dentro da pessoa de cada professor do grupo e uma parte documentada no código de ética e disciplina.

Código de ética e disciplina.
Direitos e deveres dos docentes
Direito e deveres dos alunos
Transferências de alunos
Adesão de professores ao grupo
Cobrança de taxas.

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